Cidade

 

A CIDADE
Localizada aos pés da Serra da Bocaina, a pequena cidade de São José do Barreiro, a mais nova Estância Turística do Estado de São Paulo, encanta com sua graça e a tranqüilidade de um local abençoado pela natureza.
 
Estando a 273 km de São Paulo e 214 do Rio de Janeiro, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros que, agora reformada, oferece um acesso fácil e seguro aos visitantes.
 
Ideal para passear com a família por ruas e fazendas centenárias, em São José do Barreiro você tem a opção de se hospedar nas antigas fazendas da época do café, saborear um apetitoso doce caseiro e se deliciar com a comida caipira feita em fogão à lenha.
 
Porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, São José do Barreiro está entre aquelas localidades que atraem por sua beleza natural composta por trilhas na mata, cachoeiras, áreas verdes, doces, comida caseira e a hospitalidade característica do interior paulista.
 
Visitando São José do Barreiro, você e sua família terão muitas opções de lazer como a Represa do Funil, o Pico do Tira Chapéu (ponto mais alto do Estado de São Paulo), Festas Típicas, Fazendas da Época do Café, Cachoeira da Usina, Cachoeira da Mata, Cachoeirão de Formoso, Poço da Água Santa, Cachoeira de Santo Izidro, Cachoeira dos Mochileiros, Trilha do Ouro, Passeios a Cavalo, Passeios no Parque Nacional da Serra da Bocaina, trekking, Mountain Bike, Passeios de Lancha, Jet Ski, e muitas outras opções de turismo rural e ecoturismo.
 
 
História:
Aproveitando os caminhos indígenas que ligavam a serra ao litoral, por volta do séc.XVII tropeiros vindos de Minas Gerais fizeram destes caminhos suas rotas de comércio.
 
Desciam a serra carregados com o ouro mineiro para ser embarcado nos portos de Mambucaba e Paraty, e subiam com peixe seco, cachaça, farinha e outros mantimentos que eram comercializados no percurso de volta a Minas Gerais.
 
Uma das travessias de rio no caminho, com o constante tráfego de tropas, transformou-se num grande atoleiro que muito dificultava a passagem das tropas. Em épocas de cheia, as tropas eram obrigadas a aguardas que as águas baixassem para poder transpor o obstáculo cheio de barro.
 
Com o tempo, surgiram ranchos de descanso para os tropeiros, e o local passou a ser conhecido como "Barreiro ".
 
Vindos de Minas Gerais, o Capitão Fortunato Pereira Leite, seus irmãos e cunhado João Ferreira de Souza aqui se estabeleceram e fundaram um arraial nas proximidades do "Barreiro ", nos fins do sec. XVII.
 
A fertilidade do solo e a proximidade dos portos de Mambucaba e Paraty, atraíram muitas pessoas para trabalhar, vindo também muitos parentes e amigos dos fundadores.
Abriram-se então, no séc. XVIII, inúmeras fazendas para o plantio de café que logo tornou-se a grande riqueza da região; foi a fase das cartolas e das casacas, dos condes e dos barões do café.
 
Em l820 foi erguida no local, uma capela dedicada a São José e, em virtude do local ser conhecido como "Barreiro "e da capela dedicada a São José, o arraial passou a se chamar São José do Barreiro, sendo elevado a município em 09 de março de 1859.
 
As imponentes fazendas do café e os sobrados e casarões, hoje são marcos da época em que o município ocupou importante lugar na cafeicultura paulista.
   Atualmente, São José do Barreiro, com uma área de 566 km e 510m de altitude na sede do município, tem sua economia centrada na agricultura ( arroz, feijão, milho, mandioca, cana e abóbora ) na pecuária leiteira, no gado de corte e no turismo, que a cada ano vem se desenvolvendo a passos largos em virtude dos vários atrativos, tanto históricos ( antigas fazendas e casarões ), como religiosos ( festas ) e naturais ( Serra da Bocaina, cachoeiras, Ecoturismo e Turismo Rural ), que o município oferece.
ESTÂNCIA TURÍSTICA
PREFEITURA MUNUCIPAL DE SÃO JOSÉ DO BARREIRO
Rua José Bento Teixeira - 45
CEP 12830-000 - Tel 12 3117 9200